A Necessidade do Estudo
- Fabio Sousa
- 21 de set. de 2023
- 1 min de leitura

O Homem possui duas potências na Alma Espiritual que o tornam imagem e semelhança de Deus: Inteligência e Vontade. Pela Inteligência conhecemos e pela Vontade amamos. Conhecendo, amamos e amando desejamos conhecer mais e dessa forma amar mais, de modo que estas duas potências encontram-se unidas na Alma Espiritual e uma não é mais importante do que a outra. Apesar disso existe uma ordem de operação: Primeiro a Inteligência depois a Vontade. Não se ama o que não se conhece.
Infelizmente, devido a seu orgulho e rebeldia o homem nasce mortalmente ferido em sua Inteligência e em sua Vontade. A ferida da Inteligência chama-se Ignorância e da Vontade chama-se Revolta. Para remediar a ferida da Inteligência o meio ordinário pelo qual praticamente todos tem que passar é o Estudo. Ressaltemos: FERIDA. Muitas vezes não é fácil cuidar de feridas do corpo, e a ferida da Inteligência certamente não é. Estudar cansa, dá trabalho, exige disciplina, é muitas vezes frustrante. Uma das lástimas da educação moderna é querer tornar o Estudo uma diversão constante, ainda que algumas vezes possa ser prazeroso, uma hora ou outra vamos ter de lidar com o sofrimento para aprender até mesmo o que amamos.
Uma das características do radioamadorismo que sempre estimei muito é sua constante demanda por estudos das mais diversas áreas. Instigado por esse hobby tive que aprender sobre Eletrônica, Física, Química, Engenharia Civil, Meteorologia, Astronomia, Metalurgia, Informática, Código Morse, Geografia. Muitas vezes foi penoso, ainda é até hoje. Mas vale a pena conhecer, porque conhecendo amamos e assim nos tornamos mais semelhantes a Deus, porque Deus é amor. (Tela: "O Jovem Estudante" de Ozias Leduc)
Comments