top of page
Buscar

PY6FX em “A Busca pela Dipolo Sagrada.” Parte II – Os Dois Telhados"

  • Foto do escritor: Fabio Sousa
    Fabio Sousa
  • 27 de nov. de 2023
  • 4 min de leitura

Os ventos da curiosidade e da coragem o impulsionam a permanecer conosco nobre cavaleiro! Pois bem! Avante!

Devido os riscos envolvidos escolhi prender os polos de nossa dipolo terminada em carga resistiva em torno de apenas um dos meus telhados. O assalto ao segundo está particularmente difícil. Mas não temamos. Se por um lado não conseguimos ainda nossa conquista total por outro temos uma pausa para avaliação de como nossa antena se comportará. Preocupa-me bastante a questão das interferências geradas por dispositivos elétricos, o pesadelo de todo cavaleiro. Meu segundo telhado tem também abaixo dele uma manta de isolamento térmico aluminizada. Não faço a mínima ideia de como a antena reagirá ao passar por cima dele. Como isso ainda não aconteceu, uma variável a menos no jogo, já que meu primeiro telhado não possui essa manta.

Abaixo temos o arranjo “.br” que fiz para tentar obter um resistor o menos indutivo possível usando resistores comuns. Percebam que para unir os terminais usei conectores parafusados tipo “Sindal”. Isso termite experiências e substituições mais rápidas.


Como não possuo um VNA (Vector Network Analyzer) não sei como esse arranjo de resistores se comportará previamente. Se os enrolamentos em sentidos contrários vai resultar em algum benefício. Portanto só na prática veremos que bicho vai dar. Façam suas apostas cavaleiros! Somente valores módicos por favor. Quanto ao “Balun” (supondo que seja um de fato) o prendi dessa forma:


Como foi dito na Parte I: “A Sociedade do Perímetro”. Este dispositivo segundo as especificações é um Balun 16:1, ou seja, além da conversão Balanceado X Desbalanceado realiza também a conversão de impedâncias. Suspeito muito que consiga realizar as duas funções simultaneamente. Mas vamos dar um pouco de crédito a alta tecnologia utilizada pelo ferreiro do reino na confecção de nossas armas.


Com tudo finalmente conectado comecei os primeiros testes. Como era esperado, todas as bandas de 80 m a 10 m ficam com a ROE acoplável pelo próprio rádio. Porém percebi uma interferência problemática na recepção causada pelo meu próprio monitor. Estranho… estaria a malha do meu cabo coaxial funcionando como antena? Provavelmente sim, pois como já foi dito, o transformador de impedâncias 16 : 1 é realmente um UNUN e não um BALUN. Conforme o exposto no artigo https://py1dpu.blogspot.com/p/o-que-sao-circuitos-balanceados-e.html do professor Saad – PY1DPU, quando usamos um cabo coaxial que é uma linha de transmissão desbalanceada em uma antena balanceada como a dipolo, pode ocorrer que interferências próximas ao cabo sejam captadas por sua malha e trafeguem até a antena. Como apenas um dos lados da dipolo está ligada a malha surge uma diferença de potencial entre os polos o que vai injetar a interferência no condutor central e então caímos do cavalo: temos a interferência. Eita! Mas assim perdemos uma das maiores vantagens do cabo coaxial que é ser blindado! Como resolvemos isso? A maneira clássica é o uso de um Balun (VERDADEIRO) 1 : 1 junto a antena ou um Choke (garrote) de RF.



Como este texto vai sendo escrito conforme o passar do tempo, hoje 23/11/2023 após muitos combates consegui vencer o segundo telhado e deixar a antena em sua extensão total! Ficou com aproximadamente 50 metros de fio, ligeiramente maior que uma dipolo de meia onda para 80m. Como era de se esperar a estacionária, em 80m e 40m baixaram significadamente, inicialmente estavam em 1 : 2 e 1 : 2 respectivamente agora estão em 1 : 1 em ambas. Lembro que esses números não são uma medida do quão eficiente será a antena, apena demonstram o quão a antena está próxima de 50 ohms.

O arranjo em paralelo de resistores com o sentido das espiras inversos NÃO FUNCIONOU, a ROE é significativamente pior usando os resistores dessa forma, portanto estou usando uma associação em paralelo convencional. Como os resistores estavam com seus terminais montados em um barramento tipo Sindal, foi muito fácil fazer a modificação.

Associação UNUN + Balun foi bastante desafiante. Tentei diversas combinações. Curiosamente a que eu espereava que funcionasse melhor na verdade foi a pior: Antena + Balun 1 : 1 + Unun 16 : 1. Nesta combinação a ROE torna-se impraticável em todas as bandas, sinal que algo está muito errado. Na combinação antena + Unun 16 :1 + Banun 1 : 1 a estacionária fica semelhante a obtida quando usei apenas o Unun, porém em 80m por alguma razão a estacionária fica fora de escala. Pretendo fazer mais testes com essa combinação no futuro. Optei então por usar apenas Unun 16 : 1 + Mais um garrote de 17 voltas do cabo RG 53 com diâmetro de 10 cm e núcleo de ar.


Este tipo de garrote é altamente experimental, se você não tiver em seu arsenal um VNA prepare-se para muitos testes e aborrecimentos. Como não tenho, estou justamente nesta fase. Maiores informações em http://www.karinya.net/g3txq/chokes/

Nobres cavaleros, isso é tudo por enquanto. No próximo volume: “O Retorno do Macanudo” relatarei como foi o primeiro conteste com nossa Dipolo Sagrada!


73!

 
 
 

コメント


bottom of page