Vós saúdo nobres cavaleiros que vieram prestigiar o último relato de nossa gloriosa e épica jornada! Que Deus vos abençoe!
Muitas foram as dificuldades! Oposição de familiares e alguns amigos radioamadores, dificuldades do terreno, ausência de melhores armas etc, mas eis que VENCEMOS! Para a maior glória de Deus e de nosso Reino Unido dos Brangança e Tupiniquins.
Como os senhores devem lembrar, nos propusemos a provar a verdade sobre o mapa da Mestra KQ6XA (Bonnie). Seria ele capaz de pôr algum sinal no ar ?
Como foi exposto na Parte 2: “Os Dois Telhados”, utilizamos aproximadamente 50 metros (25 + 25) de fio para executar o projeto, um Unun 16 : 1 (não foi possível obter um Balun), e dois resistores de fio de 2k2 em paralelo (não foi possível obter um resistor não indutivo). Por uma daquelas felizes coincidências a instalação da antena foi concluída um dia antes do CQ World Wide DX Contest CW. Que excelente oportunidade para testes! Mas antes um pequeno resumo sobre as estacionárias obtidas. Esse tipo de antena é não ressonante e multibanda, por isso nos interessa ter a menor ROE possível na maior largura de banda possível. Obviamente compramos tudo isso ao preço de sua eficiência que fica abaixo das dipolos ressonantes de meio onda para bandas específicas.
3.500: 1:1
5.351,5: 1:1
7.000: 1:1
10.100: 1:1
14:000: 1:1,5
18.068: 1:1,7
21:000: 1:1,3
24.890: 1:1,6
27.000: 1:1,5
28.000: 1:1,5
Como podemos ver, é provável que acima dos 30m a indutância dos resistores de fio comecem a atrapalhar um pouco o funcionamento da antena gerando uma reatância indutiva, porém nada de absurdo, mesmo os limitados acopladores internos conseguem facilmente enganar os rádios. Nunca é demais repetir: Essas medidas não são um indicador da eficiência da antena, mas apenas o quão próximo dos 50 ohms ela está em cada QRG. Isso é válido para qualquer sistema irradiante.
Vamos ao que interessa:
Essa foi nossa pontuação no conteste. É preciso levar em consideração que não somos “piloto de contestes”, operemos somente algumas poucas horas por evento pela manhã e a tarde (por isso não tentei 40m), em um calmo ritmo e nem mesmo usamos qualquer ajuda do computador para transmitir ou receber CW nem mesmo para os CQs. É tudo no manipulador reto e na cachola. Muito nos alegrou um QSO com a “Ilha de Homem” uma entidade que procurávamos a bastante tempo, apesar de não ser rara.
Outros QSOs interessantes:
Em vista de destes QSOs fica provado que o mapa da Mestra KQ6XA (Bonnie) para a “Dipolo Sagrada” funciona! Kkkkkkkk…. Conseguimos também voltar ao ar porque estávamos sem qualquer antena! Viva!
Pessoal muito obrigado por terem me seguido até aqui esses relatos. Desculpem as brincadeiras sem graça. Para finalizar apenas algumas considerações: Com relação a recepção desta antena é difícil dizer algo pois vivo em uma cidade com apenas 8,6 habitantes por quilômetro quadrado. Não tenho muitas fontes de interferência por perto. Dizem que as antenas dipolos terminadas em carga resistiva possuem boa relação sinal ruído, isso não pude comprovar. O Espectro de HF é bastante generoso com improvisos, com ajuda da propagação em bandas como 15m “praticamente qualquer coisa de metal funciona”. Com essa antena você não vai ganhar contestes, nunca. Porém se seu objetivo é se divertir neles e fazer DXs então ela funciona. Leve em consideração o comprimento do lado da dipolo, e a medida de ¼ de onda da banda que você quer operar, dessa forma você tem um parâmetro aproximado do que “vai caber” ou não na antena, ou seja, aqui tenho 25m de lado então da banda de 80m e MHz acima “vai caber” porque ¼ de 80 é 20. A banda de 160m (Ondas Médias) não vai caber aqui, operar nessa banda no meu caso, apenas vou esfolar o resistor, o transformador de impedâncias e desperdiçar energia. Não faça qualquer tipo de aterramento dessa antena, ela não é uma long wire, como toda dipolo ela está completa em si mesma. Independente do que você faça, SEMPRE haverá perda de potência transformada em calor pelo resistor e pelo Balun ou Unun, o quanto se perde varia de acordo com a banda.
Estou à disposição para qualquer esclarecimento: py1xr.qsl@gmail.com
Que Deus os Abençoe!
73
ADENDO 29/01/2024
Comprei pelo Aliexpress um resistor "não indutivo" segundo o vendor. 1000 Ohms por 100w. O dissipador de calor que veio com ele é ridicularmente pequeno, por isso utilizei um bem maior que possuía aqui no tesouro do reino:
Após os testes, verifiquei que a SWR não modificou muito em comparação aos resistores de fio que estavam que foram substituídos. Nas bandas altas houve uma pequena redução.
Com o resistor "não indutivo" instalado parti para um conteste de RTTY. Quem conhece esse antigo modo digital sabe que que ele não possui qualquer tipo de correção de erros e é extremamente sensível à QRM, QRN e QSB. Excelente teste para a dipolo sagrada! Pouco antes de ir dormir, liguei o rádio e consegui decodificar fragmentos de um indicativo que parecida do Japão. O RTTY por causa de sua simplicidade exige bastante perícia e paciência do operador. Foram quase 15 minutos juntando os fragmentos corretos dentro de decodificações defeituosas até obter o indicativo inteiro: Japão. Porém, não basta ouvir, você tem que chegar lá também KKkkk.... desembainhei minha espada e ataquei! Vitória! Após alguns golpes, QSO Fechado! A Antena da Bonnie funciona!
Comments