top of page
Buscar

SDPobre: Como adaptar a tecnologia do rádio definido por software à sua miserável estação sem gastar muito.

  • Foto do escritor: Fabio Sousa
    Fabio Sousa
  • 11 de abr. de 2024
  • 6 min de leitura

Atualizado: 17 de abr. de 2024



ALERTA: SIGA ESSE PROCEDIMENTO POR SUA CONTA E RISCO! NÃO ME RESPONSABILIZO POR NENHUM DANO CAUSADO.



Em meu artigo passado descrevi sumariamente como funciona um SDR. Neste a finalidade é bem prática e sumária. Vamos diretamente a nossa lista de material:


  • Uma estação de radioamador operacional, ainda que improvisada;

  • Um PC que consiga rodar pelo menos o Windows 10;

  • Um Dongle SDR;

  • Uma chave comutadora Dongle X Transmissor;

  • Um Software SDR instalado no seu PC;

  • Um Cabo extensor USB 3.0 blindado.


1 - Uma estação de radioamador operacional, ainda que improvisada.


Presumo que você seja radioamador e tenha operado até agora com transceptores com a velha e venerável tecnologia super-heteródino na recepção. Pois bem, é preciso esclarecer que a tecnologia SDR não é uma bala de prata. Se você opera apenas FTs não será de muita ajuda, porém caso opere outros modos, principalmente em contestes, será extremamente útil pelas razões que expus do artigo anterior.


2 - Um PC que consiga rodar pelo menos o Windows 10.


 Se hoje em dia mesmo uma estação com transceptores antigos já necessita de um PC, para utilizar um dongle SDR é inevitável. Existem outros sistemas operacionais como o Linux que podem ser utilizados, porém como o Windows é o mais popular, vamos abordar este. A maior parte do trabalho pesado ficará a cargo do seu PC, pois o dongle não faz tudo, ele basicamente converte o espectro de rádio frequência em código binário e manda tudo para a CPU do seu PC se virar para decodificar os sinais que você procura. Caso seu computador já se arraste para rodar o Windows 10, provavelmente não conseguirá rodar bem um SDR.


3 - Um Dongle SDR


Existem dezenas de opções no mercado, dos muito bons até os inúteis. Utilizo um Legítimo RTL-SDR V.4 comprado na loja oficial da RTL-SDR no Aliexpress:





Recomendo enfaticamente que compre apenas do link acima, pois existe um número enorme de falsificações. Há opções muito superiores ao dongle Rtl-SDR mas são mais caras. O RTL-SDR possuí uma história muito curiosa, merecedora de um artigo a parte, seu chip principal foi inicialmente desenvolvido apenas para assistir TV digital aberta no PC, porém como existe desocupado para tudo nesse mundo, lá pelos gelos da Finlândia um nerd descobriu um “modo de teste” temporário inserido nesse chip, modo até então desconhecido do público. Pois bem, quando em modo teste o dongle desabilitava o decodificador responsável pela imagem e som de TV digital, permitia que o chip sintonizador alcançasse frequências muito diferentes das designadas para TV Digital Aberta e o melhor de tudo: o produto final em modo teste é um fluxo de dados brutos nada mais nada menos que a digitalização do que o dongle está “ouvindo”. Pronto, deu-se o evento. Rapidamente descobriu-se como manter o dongle permanentemente em modo teste e desenvolveram sua compatibilidade com softwares SDR. É claro que essa gambiarra tem um preço, citarei adiante.


4 - Uma chave comutadora Dongle X Transmissor


Os dongles RTL não são capazes de transmitir, portanto você precisa continuar usando o transmissor de seu rádio base. Aqui entra toda a articulação da coisa. É preciso um dispositivo que comute a antena para o transmissor quando TX e quando RX comute a antena para o dongle. Mais uma vez, há diversas opções dessas chaves, a mais barata é esta amplamente vendida no Aliexpress, procure como “SDR Switch”.





É uma quinquilharia chinesa de 5ª categoria, possuí diversos problemas (para variar), mas é utilizável.


5 - Um Software SDR instalado no seu PC


O coração do SDR. No rigor da interpretação, esse software é o SDR e não exatamente o dongle. Existem vários deles. De todos os que testei o melhor é o SDR Console: https://www.sdr-radio.com/console Um das vantagens desse SDR é o controle via cabo CAT e suporte para transmissão e não apenas recepção.


6 - Um Cabo extensor USB 3.0 blindado


O Dongle RTL-SDR é bastante pesado para ser inserido diretamente em uma porta USB, ainda por cima necessita ser ligado também à caixa comutadora. Recomendo bastante que utilize o melhor cabo extensor que conseguir, de preferência USB 3.0 blindado. Normalmente estes cabos são um pouco mais grossos que um cabo coaxial RG 58 e azuis. Conecte o dongle via esta extensão na melhor porta USB que possuir, de preferência as azuis (USB 3.0) que ficam atrás de seu desktop. Não conecte o dongle via qualquer tipo de HUB.


7 - Juntando as Partes para Fazer Viver! Viva! Viva!




7.1 - Instalando o Dongle


Preciso admitir que a instalação do dongle RTL não é das mais simples, ainda mais em sua última versão a 4ª. Siga estritamente os passos descritos nessa página: https://www.rtl-sdr.com/rtl-sdr-quick-start-guide/ use o tradutor Google se precisar. Não esqueça de utilizar um cabo USB 3.0 ligado em uma tomada USB 3.0 de seu computador quando for o momento!


7.2 - Instalando o SDR Console


Baixe o SDR Console desse link https://www.sdr-radio.com/download#Release e instale-o em seu computador. Mais adiante citarei algumas configurações básicas que precisam ser seguidas. Faça um teste básico no dongle conectando a antena de sua estação nele. Se tudo estiver correto você conseguirá sintonizar estações de HF.


7.3 - Instalando a caixa comutadora


A correta utilização da caixa é imprescindível para a segurança dos equipamentos utilizados. É ela a responsável em comutar a antena para seu transceptor quanto em TX e para o dongle quando RX. Apesar desse modelo contar com um detector de RF para realizar a comutação, recomendo enfaticamente que não o utilize! Pois como se trata de uma quinquilharia chinesa você não sabe até quando esse detector vai funcionar. Considerando a infalível lei de Murphy (Se existe alguma possibilidade de alguma coisa dar errado, dará errado.) é muito mais prudente usar a comutação via comando PTT do seu transceptor. Para isso utilize um Plug P2 para conectar a tomada PTT atrás da caixa comutadora com uma tomada de comando PTT atrás de seu transceptor. Em alguns equipamentos esse procedimento é muito fácil, em outros mais difícil. Vou mostrar no meu caso que uso um Yaesu Ft 450D:




Atrás do Ft 450D a Yaesu utiliza os terríveis conectores “Mini Din” um deles é utilizado para controlar um amplificador linear. Observe que dentro da tomada há um pino 2 – TX GND OUT que é aterrado no pino 3 – GND quando o transceptor entra em TX e assim obrigando também o amplificador a entrar em TX. Como não uso linear, simplesmente conectei o pino 2 ao positivo da tomada PTT da caixa comutadora e o pino 3 à terra da mesma tomada. Dessa forma o meu Yaesu passa a comandar a caixa comutadora de uma forma MUITO MAIS eficaz e segura.


Muito bem, resolvida a questão do comando PTT faça a interligação de RF entre a caixa comutadora, seu transceptor e a antena, da mesma forma que você ligaria um acoplador ou um linear. Esqueça as tomadas frontais, elas são utilizadas para comutar o áudio, porém inserem uma quantidade absurda de ruído quando comutam devido ao desleixo no projeto da caixa.


8 - Sincronizando o SDR Console a seu transceptor.


Para por ordem nisso tudo é preciso usar a interface CAT do seu transceptor para ligá-lo ao SDR Console, seguindo os passos descritos nesse link:https://www.sdr-radio.com/external-radio dessa forma o seu computador, o SDR e seu transceptor ficam interligados, utilizando a mesma frequência, o mesmo modo e demais ajustes.


9 - Alguns Alertas


  • Tenha sempre em mente que o RTL-SDR é um improviso. Ele não tem a performance de SDRs desenvolvidos especialmente para HF, e nem de longe a performance de modernos transceptores SDR.

  • O Dongle RTL-SDR esquenta bastante em uso, é recomendável usar uma ventoinha em cima dele pois infelizmente vivemos em um país tropical.

  • Não utilize o AGC do dongle, ele não funciona bem em HF. Já o AGC do SDR Console funciona bem apenas em espectros não muito poluídos por interferências. Esteja preparado para atuar no ganho manualmente.

  • Se você usa CW é preciso configurar os filtros de estreitamento de banda passante para coincidir com o tom lateral que você usa em seu transceptor, caso contrário você ouvirá em uma QRG e transmitirá em outra. Para fazer isso é só ir em definição de filtro CW e mudar o centro de todos os filtros para a frequência que você usa como tom lateral.

  • Certifique-se que o ajuste de “Transmit” dentro das opções de rádio externo está acionado “Mute audio” e Reduce IQ data by -80db. Isso ajudará a preservar a integridade do dongle. No menu principal do SDR Console acione também o “Auto-mute” em um nível que não corte a recepção mas também emudeça o SDR quando detectar transmissões muito potentes, como a sua. Isso cria mais uma camada de proteção ao dongle.

  • Seja econômico e não alopre na banda passante do dongle. Para uso no radioamadorismo 1 MHz já é mais que suficiente. Quanto mais banda passante, mais esforço do dongle, mais trabalho para seu PC, mais calor e piora do desempenho. Eu uso apenas 500 KHz.


73


 
 
 

Comments


bottom of page