top of page
Buscar

Ser ou não ser indutivo

  • Foto do escritor: Fabio Sousa
    Fabio Sousa
  • 6 de set. de 2023
  • 1 min de leitura

Penso em construir uma antena BBTB (Broad Band Terminated Dipoles), uma antena que cai bem no meu gosto pela filosofia sobrevivencialista. Basicamente é uma dipolo NÃO RESSONANTE em que suas pontas são ligadas a um resistor. Como característica principal é sua capacidade de funcionar em diversas bandas. Sim, a eficiência é no máximo razoável em algumas frequências. Porém se você é mais inclinado à curiosidade e ao sobrevivencialismo do que a eficiência é uma antena bem interessante.

O grande problema é o raio do resistor que une as pontas da dipolo que deve ser do tipo "não indutivo". Resistores puramente não indutivos de alta potência (ele deve ser de 100w para um rádio de 100w) são caros e difíceis de achar. Recebi um email do Corey Ruth (KD3CR) e segundo ele um resistor de potência comum também funciona apesar de introduzir reatâncias indutivas. Obviamente a introdução dessa reatância vai modificar o valor ôhmico do resistor de acordo com a qrg...o quanto vai, não tenho a mínima ideia... se a modificação vai ocasionar aqui problemas gerenciáveis com um acoplador de antenas também não faça a mínima ideia... só testando... ser ou não ser indutivo? Eis a questão.

A ARCOL fabrica um tipo de resistor não indutivo de fio, ok, não é 100% não indutivo mas é bem melhor que um resistor comum e bem mais barato que um resistor totalmente não indutivo. Sua referência é 284-AP1011KF50PPM no site da Mouser Brasil.

 
 
 

Comentários


bottom of page